top of page

Níveis de suporte do TEA: entenda quais são.

  • Foto do escritor: Daniel Barboza Salvador
    Daniel Barboza Salvador
  • 14 de abr.
  • 3 min de leitura

Definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em três níveis de suporte, que indicam o grau de assistência necessário ao paciente.


Os níveis são categorizados pelo DSM-5, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, e nos ajudam a compreender como proporcionar mais qualidade de vida para pessoas autistas. 


A seguir, explico melhor as particularidades de cada nível. Estendo aqui o convite para você conferir os demais artigos sobre o TEA, nesta série especial para o Abril Azul. Leia aqui o meu blog. 


Conheça os três níveis de suporte do TEA


Como dito anteriormente, os três níveis de suporte do TEA são determinados pelo DSM-5, o manual mais atualizado de transtornos mentais, que determinam o tipo de apoio que o paciente precisará. Dentro de cada nível, são avaliadas as características de comunicação social e de comportamentos restritos e repetitivos. Confira: 


Nível de suporte 1 - “Exigindo apoio”


Nível de suporte 1 - “Exigindo apoio”
Fonte: Canva.

Comunicação social: Na ausência de apoio, déficits na comunicação social causam prejuízos notáveis. Dificuldade para iniciar interações sociais e exemplos claros de respostas atípicas ou sem sucesso a aberturas sociais dos outros. Pode parecer apresentar interesse reduzido por interações sociais. Por exemplo, uma pessoa que consegue falar frases completas e envolver-se na comunicação, embora apresente falhas na conversação com os outros e cujas tentativas de fazer amizades são estranhas e comumente malsucedidas.


Comportamentos restritos e repetitivos: Inflexibilidade de comportamento causa interferência significativa no funcionamento em um ou mais contextos. Dificuldade em trocar de atividade. Problemas para organização e planejamento são obstáculos à independência. 


Nível de suporte 2 - “Exigindo apoio substancial”


Nível de suporte 2 - “Exigindo apoio substancial”
Fonte: Canva.

Comunicação social: Déficits graves nas habilidades de comunicação social verbal e não verbal; prejuízos sociais aparentes mesmo na presença de apoio; limitação em dar início a interações sociais e resposta reduzida ou anormal a aberturas sociais que partem de outros. Por exemplo, uma pessoa que fala frases simples, cuja interação se limita a interesses especiais reduzidos e que apresenta comunicação não verbal acentuadamente estranha.


Comportamentos restritos e repetitivos: Inflexibilidade do comportamento, dificuldade de lidar com a mudança ou outros comportamentos restritos/repetitivos aparecem com frequência suficiente para serem óbvios ao observador casual e interferem no funcionamento em uma variedade de contextos. Sofrimento e/ou dificuldade de mudar o foco ou as ações.


Nível de suporte 3 - “Exigindo apoio muito substancial” 


Nível de suporte 3 - “Exigindo apoio muito substancial” 
Fonte: Canva.

Comunicação social: Déficits graves nas habilidades de comunicação social verbal e não verbal causam prejuízos graves de funcionamento, grande limitação em dar início a interações sociais e resposta mínima a aberturas sociais que partem de outros. Por exemplo, uma pessoa com fala inteligível de poucas palavras que raramente inicia as interações e, quando o faz, tem abordagens incomuns apenas para satisfazer as necessidades e reage somente a abordagens sociais muito diretas. 


Comportamentos restritos e repetitivos: Inflexibilidade de comportamento, extrema dificuldade em lidar com a mudança ou outros comportamentos restritos/repetitivos interfere acentuadamente no funcionamento em todas as esferas. Grande sofrimento/dificuldade para mudar o foco ou as ações.


Além da compreensão dos níveis de suporte, a avaliação neuropsicológica é um passo importante para um diagnóstico preciso do TEA.


Avaliação Neuropsicológica para diagnosticar TEA


Avaliação Neuropsicológica para diagnosticar TEA
Fonte: Canva.

De antemão, preciso explicar que a avaliação neuropsicológica sozinha não atua como laudo para o TEA. Porém, ela é uma grande aliada deste processo. 


A avaliação neuropsicológica é um exame realizado por um(a) psicólogo(a) especialista em neuropsicologia, com o objetivo de investigar e descrever o perfil cognitivo do(a) paciente. Esse processo avalia possíveis alterações cognitivas associadas às desordens neuropsicológicas e outros transtornos, auxiliando no diagnóstico e no planejamento terapêutico.


Com a avaliação em mãos, o(a) a equipe multidisciplinar poderá confirmar o diagnóstico e fazer as intervenções mais eficientes ou assertivas para o desenvolvimento da criança. Convido você a entender melhor sobre como a avaliação pode ser sua aliada na rotina do consultório. Clique aqui.


Tratamento 


Tratamento para o TEA
Fonte: Canva.

O tratamento para o TEA é multidisciplinar, abarcando psicólogos - como eu-, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas - principalmente em casos de seletividade alimentar -, além de médicos e dentistas especializados em atendimento à pessoas com autistas. Em casos específicos, algumas medicações são aplicadas, mas reforço que cada caso é um caso, e todos precisam ser estudados em sua singularidade visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida do paciente. 


A família e a rede de apoio são essenciais para o desenvolvimento do paciente. No entanto, em algumas situações, o receio de errar pode limitar a autonomia do adolescente autista. Nesses casos, encorajo que esses cuidadores iniciem um acompanhamento psicológico para lidar com esses desafios. 


Sentiu falta de alguma informação ou ficou com alguma dúvida? Meu consultório está de portas abertas para novas consultas. Espero por você! 





Com informações do DSM-5.


CLÍNICA DE SAÚDE AMATUS LTDA

CNPJ 45.892.299/0001-74

Av. Francisco Glicério, 1867, Sala 81, Vila Itapura. Campinas-SP.

Daniel B Salvador - CRP 6/120503

(19) 99686-3496

©2023 por Clínica de Saúde Amatus LTDA.

bottom of page